Perguntas Frequentes

Abaixo estão as perguntas frequentes, sobre os testes e exames toxicológicos

Tire todas as dúvidas sobre o exame toxicológico no nosso site e saiba tudo sobre recomendações para o exame, drogas detectadas e mais.

Conforme Deliberação 145 do CONTRAN e da Portaria 116 do Minsitério do trabalho, a partir de 02 de março de 2016 é obrigatório a realização de exames toxicológicos de larga janela de detecção para:

  • Emissão e renovação de CNH categorias C, D e E
  • Na admissão e desligamento de motoristas CLT nas categorias C, D e E

O que são os exames toxicológicos de larga janela de detecção?

O que são os exames toxicológicos de larga janela de detecção?
Afinal, o que são exames toxicológicos de larga janela de detecção?
Os exames toxicológicos de larga janela de detecção são exames que possibilitam verificar o consumo de substâncias no longo prazo.

Estes exames toxicológicos podem detectar o consumo de drogas nos meses anteriores ao seu consumo. É isso que se chama de “janela de detecção”.

Os exames de urina ou saliva ( fluídos orais ) detectam o consumo de drogas até 3 dias após sua ingestão. Já os exames de larga janela ( realizados em queratina – cabelos, pelos ou unhas ) detectam o consumo de drogas nos últimos 3 meses ou mais. Além disso, os exames toxicológicos de larga janela, também dão pistas sobre a quantidade da droga consumida nesse período.

Quais drogas são detectadas nos testes toxicológicos?

São detectadas as seguintes drogas:
AMP (Anfetaminas/ Rebite)
BAR (Barbitúricos)
BZO (Benzodiazepínicos)
COC (Cocaína e derivados)
MDMA
METH (Metanfetamína)
MTD (Metadona)
OPI (Opióides)
OXY (Oxicodona)
PCP (Fenciclidina)
PCP (Fenciclidina)
TCA (Tricíclicos Anti-depressivos
THC (Maconha, Haxixe e derivados)
ALC (Álcool)

Quais drogas o exame toxicológico deve pesquisar nos motoristas?

Drogas pesquisadas nos exames toxicológicos para motoristas
Segundo as exigências dos reguladores da Lei 13.103 ( Ministério do Trabalho e CONTRAN ) as seguintes drogas devem ser testadas no exames toxicológicos de larga janela de detecção:
Cocaína e derivados (crack, merla, etc…)

Maconha e derivados (skunk, haxixe, óleo, etc…)

Anfetaminas

Metanfetaminas

Ecstasy (MDMA)

Ecstasy (MDA)

Opiáceo, incluindo codeína, morfina e heroína

Anfepramona ( rebite ),

Mazindol ( rebite ),

Femproporex ( rebite ).

Como é feito o teste toxicológico?

O teste toxicológico de urina é rápido e indolor. Ele é realizado para detectar a presença de algumas drogas ilegais e medicamentos prescritos na urina. O teste toxicológico de urina geralmente analisa a presença de álcool, anfetaminas, benzodiazepínicos, maconha, cocaína e opióides (narcóticos). Os testes são de fácil uso, simples para realizar o procedimento, não é necessário equipamentos para leitura, que é realizada visualmente. O resultado fica pronto cerca de 5 a 10 minutos. O método constitui-se de uma membrana de nitrocelulose no formato de fita, impregnada com antígenos ou anticorpos específicos. A interpretação dá-se pela reação ou não reação com a amostra.
O Teste é simples e rápido para a detecção qualitativa das drogas de abuso através da urina humana. Esse dispositivo detecta a combinação de até doze drogas.

Os testes rápidos de drogas são tão precisos quanto o teste laboratório?

Nossos testes de drogas são qualitativos, o que significa que apenas determina a presença de drogas em limites de detecção comparáveis ​​à concentração de corte da SAMHSA. GC / MS, que custa mais, quantifica a concentração de drogas na amostra. Dado o propósito da maioria dos testes de drogas (pré-emprego, pós-acidente, aleatório) é detectar a presença do uso de drogas e não determinar as quantidades ingeridas, nosso teste rápido de drogas satisfaz as necessidades de quase todos os Programas de Rastreamento de Medicamentos.

Qual é o prazo de validade dos testes rápidos de drogas?

Nossos dispositivos de teste têm uma vida útil de 12 a 18 meses a partir da data de fabricação. A data de vencimento de cada lote de dispositivos é indicada em cada bolsa individual e pode ser usada até essa data. Na data da compra, deve-se ter de 6 a 18 meses para poder estocar e usar o produto.

Os resultados dos testes rápidos são aceitos em tribunal?

Os testes rápidos de drogas fornecem apenas um resultado preliminar de teste analítico. Um método químico alternativo mais específico deve ser usado para obter um resultado analítico confirmado. A cromatografia gasosa (espectrometria de massa) (GC / MS) é o método confirmatório preferido. Qualquer resultado levado a tribunal deve ser confirmado por um laboratório certificado pela SAMHSA. Lista de laboratórios certificados da SAMHSA para testes de GC / MS.

Quando os exames toxicológicos serão exigidos?

Conforme Deliberação 145 do CONTRAN e da Portaria 116 do Minsitério do trabalho, a partir de 02 de março de 2016 é obrigatório a realização de exames toxicológicos de larga janela de detecção para:

  • Emissão e renovação de CNH categorias C, D e E
  • Na admissão e desligamento de motoristas CLT nas categorias C, D e E

Existe algum medicamento legal que possa desencadear um falso positivo?

Sim. O problema mais comum é a pseudoefedrina em muitos medicamentos vendidos sem receita médica, que podem causar um resultado positivo para a metanfetamina. Uma confirmação de GC / MS, bem como uma revisão de MRO, é necessária para determinar a origem do resultado positivo. Algumas formas das drogas que testamos podem estar disponíveis legalmente sob prescrição também.

Quão precisos são os resultados do teste?

Os resultados dos testes laboratoriais para drogas de abuso indicaram uma precisão superior a 97% quando usados ​​de acordo com as instruções passo a passo que são fornecidas com o teste.

Quanto tempo as drogas permanecem no sistema?

Método de Urina

Anfetaminas 2-6 dias
Barbitúricos 3-8 dias
Benzodiazepinas 2-14 dias
Cannabis 14-30 dias
Cocaína 2-5 dias
Êxtase 1-3 dias
Metadona 2-8 dias
Metanfetamina 2-6 dias
opiáceos s 2-5 dias
Fenciclidina 3-8 dias
Antidepressivos tricíclicos 10 dias

Quanto tempo o álcool permanece no sistema humano?

Até 12 horas, dependendo da quantidade de álcool consumida.

Métodos de teste para álcool e tempos de detecção individuais:

Método da Saliva: 1-12 horas / Método da Urina: 6-12 horas

Quais são os níveis de corte de triagem?

Os níveis de corte de rastreamento em nossos testes são consistentes com os da SAMHSA.

Anfetaminas 1000 ng / ml
Barbitúricos 300 ng / ml
Benzodiazepinas 300 ng / ml
Cannabis 50 ng / ml
Cocaína 300 ng / ml
Metadona 300 ng / ml
Metanfetamina 1000 ng / ml
Opiáceos 2000 ng / ml
Fenciclidina 25 ng / ml
Antidepressivos tricíclicos 1000 ng / ml

Qual é a diferença entre Metanfetamina e Anfetamina?

Tanto a anfetamina quanto a metanfetamina são potentes agentes simpaticométicos. A metanfetamina é o medicamento original. Ele metaboliza em anfetamina no corpo. A metanfetamina e / ou a anfetamina são excretadas na urina.

Morfina, Opiáceos e Heroína são o mesmo tipo de droga?

Sim, todos eles são testados usando o teste Opiáceos (Resposta Rápida) ou Morfina (Instant-View). Essas drogas são da mesma família de drogas.

Qual é a quantidade mínima de amostra necessária para um resultado de teste conclusivo?

É sempre importante coletar uma quantidade suficiente de amostra no caso de um resultado não negativo. O laboratório de confirmação requer um mínimo de 15mL da amostra, mas prefere 30mL para testes de urina. Para saliva, é 2mL.

Por quanto tempo os resultados são válidos após a administração dos testes?

A quantidade de tempo que os resultados permanecem estáveis ​​varia de acordo com o dispositivo de teste rápido. Por favor, visite nossa seção de biblioteca ou ligue diretamente para mais informações.

Existe alguma maneira específica que esses produtos precisam ser armazenados? Eles têm que ser refrigerados?

Todos os dispositivos de teste de drogas podem ser armazenados à temperatura ambiente até a data de expiração impressa na bolsa de alumínio individual. Eles não podem ser armazenados em calor ou frio extremos e devem permanecer selados na bolsa de alumínio até o uso.

O produto precisa ser descartado de qualquer maneira especial, como um saco de risco biológico?

Telas de urina e drogas orais não apresentam risco de risco biológico e podem ser descartadas em recipientes de resíduos comuns.

Existem produtos que podem ser usados nos testes para dar um falso negativo? O que pode ser feito para evitar isso?

Embora haja apenas um pequeno número de produtos que podem ser usados ​​para alterar o resultado de um teste iminente, há telas de validade disponíveis que podem detectar esses adulterantes. Alguns estão integrados nos testes, como o iCup A.D. , que tem adulteração integrada disponível, e também temos faixas de adulteração individuais.

Existe treinamento específico necessário para administrar esses testes de drogas?

Embora não exista nenhum treinamento oficial necessário para administrar os testes, os cartões de procedimentos são fornecidos, bem como vídeos instrutivos, testes de interpretação de testes de drogas e certificados de conclusão gratuitos.